1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google com escudo de defesa

 

A Google revelou que, devido às melhorias feitas na segurança da Play Store, estas terão impedido mais de 1.43 milhões de apps maliciosas de serem disponibilizadas para os utilizadores em 2022.

 

A empresa sublinha ainda que, durante o mesmo período, terá banido mais de 173.000 contas de programadores maliciosas, bem como preveniu compras abusivas no valor de quase 2 mil milhões de dólares, usando algumas das suas ferramentas de proteção da Play Store e dos seus sistemas de pagamento.

 

As novas medidas de verificação para contas de programadores na plataforma, como a verificação por número de telefone e identidade, também preveniram que a plataforma fosse usada para a propagação deste género de conteúdos maliciosos e que fossem contra as regras da plataforma.

 

A Google afirma ainda que, nos últimos três anos, preveniu que 500.000 aplicações pudessem aceder a dados sensíveis dos utilizadores. A empresa terá ajudado ainda a corrigir mais de 500.000 falhas de segurança em 300.000 aplicações diferentes, com um combinado de 250 mil milhões de instalações.

 

Esta revelação surge na mesma altura que a Google começa a integrar novas regras de privacidade na Play Store, que pretende dar mais controlo aos utilizadores sobre os dados que possuem dentro das apps, sendo que agora, os programadores devem fornecer meios para o acesso a essa informação, e à sua eliminação caso se pretenda.

 

Apesar destas medidas de proteção, ainda existe muito malware que consegue escapar dos olhares da Google, chegando a ficar disponível para os utilizadores via a Play Store. Ainda de forma recente mais de 38 jogos falsos de Minecraft foram encontrados na Play Store, que estariam a apresentar publicidade de forma oculta para os utilizadores nos seus dispositivos, afetando mais de 35 milhões de utilizadores.

 

Ainda assim, as medidas que a Google tem vindo a implementar na Play Store, ajudam a reduzir o potencial de ataques a partir da plataforma, o que será certamente benéfico para os utilizadores em geral, sobretudo tendo em conta que a Play Store ainda continua a ser uma das principais plataformas de apps no mercado do Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech