Durante os primeiros meses de 2023, o número de ataques de phishing aumentou consideravelmente, sobretudo focado contra empresas.
Os dados mais recentes da empresa de segurança Avast indicam que, nos primeiros três meses do ano, registou-se um aumento de 40% no número de ataques de phishing. Um dos métodos mais comuns passa por enganar as vítimas fazendo passar supostas campanhas de reembolso de grandes marcas no mercado.
Na maioria dos casos, o esquema começa com conteúdos em anexo a emails de phishing, que direcionam os utilizadores para sites externos ou para conteúdos onde estes podem ser enganados. Em alguns casos, estes conteúdos também instalam malware nos sistemas, levando a ainda mais roubos de dados, entre os quais contas de redes sociais e diferentes plataformas na Internet.
Os investigadores indicam que, na grande maioria dos casos, o objetivo passa por levar ao roubo do máximo de informação pessoal possível, que poderá depois ser vendida em mercados da dark web ou usada para outros esquemas.
Jakub Kroustek, diretor da divisão de malware da Avast, afirma que os dados dos utilizadores são cada vez mais valiosos, e não importa se os utilizadores os consideram como tal ou não. Para os atacantes, esta informação pode valor bastante e será, quase sempre, usada para ainda mais esquemas.
Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem sempre ter atenção à origem de conteúdos que recebam nos seus dispositivos, e sobretudo quando estes partem de fontes desconhecidas ou, usando a expressão popular, "são demasiado bons para ser verdade".
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