1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Burlão em frente de computador

 

Conforme as criptomoedas vão ganhando novos destaques no mercado, surgem também cada vez mais esquemas a tentar tirar proveito das mesmas. A PSP deixou recentemente o alerta para o aumento das burlas relacionadas com criptomoedas e investimentos associados a estas.

 

Segundo as autoridades, os esquemas envolvendo criptomoedas aumentaram consideravelmente nos últimos meses. A tendência continua a ser de levar os utilizadores a investirem elevadas quantias de dinheiro em supostos investimentos de criptomoedas.

 

A maioria dos esquemas propagam-se por meios digitais, como plataformas de publicidade nas redes sociais. Um dos casos encontra-se na publicidade do Facebook, que recentemente tem vindo a receber várias campanhas de publicidade maliciosa, onde se usa a imagem de pessoas reconhecidas e celebridades em Portugal, para levar as vítimas a investirem.

 

Na maioria dos casos, as vítimas são levadas a sites enganadores, que podem até fazer-se passar por falsos sites de notícias com imagens de algumas entidades reconhecidas, como a Expresso ou Público.

 

O objetivo passa por levar as vítimas a acederem ao suposto site para o investimento, que no final, acaba por ser apenas uma fachada para a criação do esquema. Estes sites levam os utilizadores a investirem dinheiro em falsas plataformas de criptomoedas ou com falsas promessas que as mesmas vão obter rendimentos fáceis, com zero risco.

 

Em alguns dos esquemas, os falsos sites de investimentos podem mesmo apresentar uma falsa carteira de criptomoedas, com rendimentos a crescerem, mas que são fabricados e completamente falsos. Se as vítimas tentarem recuperar o investimento e os supostos ganhos dos mesmos, será onde verificam os problemas.

 

As autoridades afirmam que o desconhecimento das vítimas sobre o esquema ou até o tema é um fator importante, e que leva muitas vezes as mesmas a investirem milhares de euros em supostos rendimentos fáceis.

 

É sempre recomendado que, antes de qualquer investimento, se tenha atenção aos riscos envolvidos e se a plataforma de onde se encontra a enviar o dinheiro é realmente legítima e certificada para tal. Caso existam promessas demasiado elevadas, como é o caso de “risco zero” em plataformas de criptomoedas, será algo a ter em atenção.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech