1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker perfil clonado

 

Esquemas pela Internet parecem surgir como pipocas, e o mais recente pode mesmo chegar a afetar alguns utilizadores mais desatentos. A empresa de segurança ESET encontra-se a alertar para um novo esquema que tem vindo a propagar-se em força sobre o Instagram, relacionado com a clonagem de perfis.

 

De acordo com a empresa, o esquema é bastante simples: os utilizadores maliciosos criam uma versão falsa do perfil de outros utilizadores no Instagram, alegando que será um perfil secundário devido à perda de acesso ao principal.

Após isso, os criminosos verificam os contactos do perfil verdadeiro – como amigos e familiares – e entram em contacto a partir do falso perfil, com o objetivo de tentar roubar dinheiro das vítimas. Como o perfil clonado possui toda a informação que se encontra no real, isto pode levar as vítimas a serem enganadas, pensando que estão a falar com a pessoa correta quando não é o que acontece.

 

exemplo do esquema

 

O esquema não é novo, mas parece que tem vindo a ser bastante efetivo nos últimos tempos – sobretudo em tempos de pandemia. Os perfis clonados começam por contar uma história sobre como perderam todos os fundos devido a algum ataque ou hacker, e quando oportuno tentam pedir às vítimas ajuda para enviarem dinheiro para uma conta do PayPal.

 

Um dos investigadores tentou realizar o esquema através da criação de uma conta falsa em seu nome, e contactando alguns dos seus amigos próximos para tentar ver se algum deles caia no esquema – e para surpresa, uma vasta maioria acreditou na história. Além disso, nenhum terá tentado contactar o investigador por outros meios para verificar se o caso era real ou não.

 

É importante relembrar que este género de casos não são recentes. Existem vários esquemas de engenharia social pela Internet, e muitos dos quais acabam por ter sucesso, levando as vítimas a terem graves prejuízos monetários.

Como sempre, é importante que os utilizadores estejam atentos a possíveis esquemas, e tenham o olho aberto até mesmo para contactos que parecem ser feitos por “amigos”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech