A MediaTek pode estar a criar uma parceria no mercado, desta vez com a NVIDIA, focando-se em integrar chips gráficos desta nos seus processadores.
De acordo com os mais recentes rumores, a MediaTek encontra-se em discussões com a NVIDIA para a possível utilização de uma GPU personalizada da empresa em futuros chips da empresa, com a produção a começar já em 2024.
No entanto, a mesma fonte também deixa claro que, para já, esta parceria não seria focada nos chips para dispositivos móveis como smartphones, mas sim para chips que venham a ser usados em computadores portáteis e similares. A ideia será a MediaTek ganhar vantagem no mercado com a inclusão de chips dedicados da NVIDIA, melhorando o desempenho gráfico.
Estes chips poderiam ser destinados a sistemas com o Windows on ARM, e eventualmente poderiam também chegar para outros equipamentos incluindo smartphones, mas os planos para tal ainda estão longe de se tornar realidade.
Além das vantagens para o lado da MediaTek, isto também é um ponto de entrada para a NVIDIA no mercado dos computadores portáteis ARM, o que pode aumentar o leque de produtos onde o chip da empresa se encontra.
Os analistas apontam que, para 2024, deve-se verificar um aumento considerável de sistemas Windows On ARM, e que isso deverá traduzir-se em mais vendas de hardware focado para tal. A NVIDIA pretende tirar também proveito deste crescimento, e usar a MediaTek como base pode ser o ponto para tal.
De notar que, para já, todas as informações conhecidas partem apenas de rumores. Ambas as empresas não deixam detalhes sobre o futuro desta parceria ou se a mesma encontra-se sequer a ser realizada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!