1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Hacker em imagem 3D

 

Um grupo de cibercrime, conhecido como "Lemon Group", pode ter estado durante anos a instalar malware em diversos dispositivos baseados em Android, onde a instalação dos conteúdos maliciosos seria feita de fábrica. A lista de dispositivos afetados engloba uma vasta linha de produtos, desde smartphones a smartwatches e boxes de TV.

 

O malware instalado era conhecido como "Guerilla", e possui capacidade de roubar dados sensíveis dos utilizadores. De acordo com os investigadores da empresa de segurança Trend Micro, acredita-se que o malware tenha sido instalado em mais de 9 milhões de dispositivos Android ao longo dos últimos anos.

 

Entre as capacidades do malware encontra-se a de roubar códigos de autenticação SMS, roubar dados de sessões do WhatsApp e ter controlo remoto do dispositivo e dos dados presentes no mesmo.

 

Os investigadores afirmam ter descoberto as atividades do grupo em Fevereiro de 2022, embora as mesmas estivessem ativas desde muito antes. Após a descoberta, o grupo terá alegadamente alterado de nome para "Durian Cloud SMS", embora tenha mantido toda a sua infraestrutura.

 

funcionamento do malware

 

Os investigadores não foram capazes de clarificar como o grupo estaria a infetar os dispositivos de origem, mas acredita-se que os equipamentos seriam obtidos pelo grupo, reformatados com ROMs modificadas contendo o malware, e posteriormente revendidos em diversos sites.

 

Foram descobertas mais de 50 ROMs modificadas com este malware, que estariam a ser usadas em dispositivos no mercado. No final, estima-se que mais de 9 milhões de dispositivos Android podem encontrar-se comprometidos com este malware.

 

O malware foca-se sobretudo em roubar o máximo de dados privados possíveis, e obter acesso a contas de email, de redes sociais e outras informações que possa ter interesse para o grupo. A maioria dos dispositivos infetados encontram-se na Ásia, seguindo-se a América do Norte e do Sul. Muitos dos mesmos ainda se encontram ativos, e potencialmente a serem usados para ataque e roubos de dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech