1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Emby

 

A Emby, plataforma de servidores multimédia domésticos, confirmou ter encerrado remotamente um número não especificado de servidores, depois de terem sido identificados ataques contra uma configuração insegura do servidor – e que era anteriormente conhecida da empresa.

 

Os utilizadores afetados por esta medida devem ter notado os seus servidores de Emby a serem subitamente encerrados, com uma mensagem nos logs da plataforma a indicar que, devido a uma falha de segurança, a entidade decidiu remotamente desligar o servidor.

 

Os ataques começaram a ser notados em Maio de 2023, quando a empresa identificou que servidores Emby expostos para a Internet estariam a ser alvos de um ataque, explorando uma falha que era conhecida, e que poderia afetar sistemas incorretamente configurados. A falha poderia permitir acesso administrativo ao servidor, e potencialmente comprometendo dados sensíveis.

 

A falha em questão é conhecida desde Fevereiro de 2020, e ainda existe muitos servidores configurados para a internet que não possuem as correções aplicadas, ou encontram-se desconfigurados ao permitir que a falha possa ser usada.

 

Os atacantes usam esta falha para instalar um plugin malicioso nos servidores Emby, que uma vez ativo, pode recolher os dados de login de todos os utilizadores ligados a esse servidor, e potencialmente comprometer dados sensíveis nos mesmos.

 

A Emby afirma que, através de uma atualização, foi capaz de desenvolver uma forma de identificar este plugin malicioso, aplicando medidas para evitar que o sistema seja afetado. A empresa sublinha ainda que, tendo em conta a gravidade da situação, os sistemas que sejam desligados por este método, apenas podem iniciar novamente quando as correções forem aplicadas.

 

A medida serve também como forma de indicação para os potenciais administradores destes servidores, que subitamente deixam de conseguir arrancar o mesmo. A empresa espera lançar a nova versão do Emby Server 4.7.12, que irá contar com a correção para esta vulnerabilidade e medidas para prevenir a mesma de ser explorada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech