Recentemente, o governo decidiu expulsar várias empresas chinesas de manterem os seus equipamentos nas redes 5G nacionais, onde se encontra a Huawei e ZTE. Esta decisão, no entanto, pode vir a ter consequências e torna ainda mais delicada a relação com a China.
De acordo com o Jornal de Negócios, as autoridades chinesas afirmaram recentemente terem ficado surpreendidas com a decisão do governo português e do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço. As autoridades afirmam que não esperavam ver a medida aprovada por parte da entidade, e prometem agora retaliação face à medida.
As autoridades de Pequim afirmam que pretendem retaliar desta medida, a nível financeiro, criando um clima de ainda mais tensão entre as relações de Portugal e a China.
Atualmente a China é o quarto maior investidor em Portugal, com os dados mais recentes de 2022 a indicarem investimentos em torno dos 11.22 mil milhões de dólares. Com isto, será de esperar que as entidades venham a realizar medidas de retaliação face à decisão do governo português, que podem ser sentidas durante os próximos tempos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!