1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Jonathan G. Koomey, professor consultor do departamento de engenharia ambiental e civil da Universidade de Stanford, realizou um estudo em que demonstrou que o número de servidores web no mundo é inferior as previsões que foram feitas no passado.


Em 2007, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA revelou um estudo em que se previa que, devido ao aumento de servidores, o consumo de energia também duplicasse, comparativamente a 2005.

No entanto, os resultados finais indicam uma subida de 56% a nível mundial - somente nos Estados Unidos, a energia utilizada foi 36% superior aos números registrados em 2005.


Durante a realização do seu estudo, Koomey consegui entrar em contacto com um representante da Google, de onde conseguiu revelar alguns dados sobre os gastos energéticos da empresa, com os seus servidores, apesar de a Google não costumar divulgar estes dados. Segundo os dados revelados, a empresa gasta somente 1% da energia gasta por servidores em escala global. Ao todo, a empresa gasta cerca de 0,01% de toda a eletricidade produzida no planeta.


Este estudo revela que a Google está empenhada em utilizar servidores adaptados a gastarem o mínimo possível, sem perda de performance, ao contrario de outras empresas rivais que utilizam servidores clássicos e, muitas vezes, sem optimização de energia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech