1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Firefox com cadeado sobre o icone

 

A mais recente versão do Firefox 114 chegou com algumas novidades interessantes para os utilizadores. Uma delas diz respeito à forma como o navegador gere as ligações de DNS seguras – também conhecidas como DNS over HTTPS.

 

Uma das funcionalidades do Firefox encontra-se na capacidade de usar o DoH para encriptar os pedidos de DNS feitos pelo mesmo. Isto fornece uma camada adicional de segurança e privacidade para os utilizadores, sem que os pedidos tenham de ser enviados para os DNS da operadora.

 

Na versão do Firefox 114, surgem algumas alterações sobre como este sistema funciona, sendo que agora os utilizadores possuem mais controlo de quando se deve ou não usar o DoH.

Neste pequeno guia iremos ver como pode alterar as diferentes configurações, conforme a que seja mais apropriada para o seu caso.

 

Para começar, deve aceder às definições do Firefox. Para tal:

1- Aceda ao Menu do Firefox, no topo da janela, e Selecione a opção "Definições"

2- Aceda ao menu "Privacidade e Segurança" > "DNS sobre HTTPS"

 

Definições de DoH no Firefox

 

Aqui poderá encontrar diferentes opções de proteção DNS, cada uma com as suas próprias características.

A "Proteção padrão" permite que o Firefox escolha automaticamente se deve ou não usar o DoH, conforme a rede o permita. Por exemplo, caso o utilizador esteja com uma VPN ativa ou se a rede local obrigar, o navegador vai automaticamente desativar o DoH.

 

Na "Maior Proteção", o utilizador pode controlar se deve ou não ser usado o DoH. No entanto, é possível "reverter" a ligação para o DNS regular caso seja verificado algum erro no acesso a determinadas redes ou sites.

 

Por fim, em "Proteção máxima", o DoH encontra-se sempre ativo, e é usado para todas as ligações DNS do navegador. Os utilizadores podem escolher o fornecedor de DoH a usar, mas caso a rede não suporte a ligação, poderão surgir problemas no carregamento dos sites.

 

Depois de escolher a opção, apenas necessita de fechar a página, sendo que esta é automaticamente aplicada.

 

A menos que se encontre numa rede local onde o DoH não seja possível de ser usado – algumas redes empresariais – ou caso use constantemente VPNs para aceder à internet, recomendamos que opte pela configuração de Proteção Máxima. Isto permite que o DoH seja sempre usado, evitando que os pedidos sejam enviados de forma não encriptada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech