A Mozilla encontra-se a preparar uma pequena mudança para o Firefox, que vai aproximar o navegador do que se encontra no Google Chrome e derivados. Faz algum tempo que o Chrome deixou de apresentar, por padrão, o HTTPS na barra de endereços do navegador – partindo da ideia que a maioria dos sites atualmente na internet devem encontrar-se sobre este protocolo.
Agora, o Firefox vai adotar a mesma medida. A partir das futuras versões do Firefox 119, o navegador vai começar a ocultar automaticamente o https do início de endereços, na barra de endereços. A medida faz parte de uma medida que tinha começado a ser estudada pela Mozilla em 2020, quando a remoção dessa secção começou a ser estudada.
Com a mesma, os sites que tenham acesso seguro via https vão deixar de surgir com a indicação de tal, e apenas os que tenham ligações inseguras http vão manter-se.
De notar também que o navegador não vai remover o www do endereço dos sites, algo que a empresa não pretende realizar visto que este subdomínio pode, em algumas ocasiões, levar para sites totalmente diferentes.
Como referido anteriormente, esta medida deve ser totalmente aplicada no navegador com o Firefox 119. Eventualmente, os utilizadores poderão alterar essa ação nas configurações do navegador, caso pretendam que o HTTPS continue a surgir na barra de endereços.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!