A Google pode vir a enfrentar mais alguns problemas por parte da Comissão Europeia, desta vez relacionados com o negócio de publicidade da empresa. A Comissão Europeia pode vir a decidir que a Google terá de separar a sua divisão de publicidade da restante empresa, como forma de garantir a privacidade dos utilizadores.
De acordo com a avaliação preliminar do caso, a Comissão Europeia determina que a Google terá abusado da sua posição no mercado digital da publicidade. Com esta ideia em conta, é possível que a Google seja forçada a vender a sua divisão de publicidade, separando as mesmas em diferentes plataformas.
Caso seja realmente aplicada, esta medida pode ter graves impactos para uma das principais fontes de receitas da Google. Como se sabe, apesar de o termo "Google" ser mais associado com as pesquisas online, a empresa continua a ser focada em publicidade, e esta é uma das suas fontes de receitas principais em todos os serviços que fornece.
A empresa já tinha sido multada no passado, mas sempre devido a atividades que eram realizadas sobre as suas atividades de publicidade digital. Agora, as medidas podem ser consideravelmente mais graves, com a empresa a praticamente te de se dividir ao meio.
A Comissão Europeia encontra-se preocupada com o facto que a Google, usando a sua posição no mercado, pode ter aproveitado a mesma para obter informações dos diferentes serviços que a colocaram num ponto de vantagem face aos rivais.
Esta prática era algo que estaria em vigor na empresa desde meados de 2014, e que tem vindo a piorar consideravelmente nos últimos anos, prejudicando as atividades rivais no mesmo setor.
De acordo com o comunicado, a entidade refere que "está preocupada com as condutas supostamente intencionais do Google destinadas a dar uma vantagem competitiva ao AdX [à bolsa de anúncios do Google] e podem ter impedido as trocas de anúncios rivais. Isso teria reforçado o papel central do AdX do Google na cadeia de suprimentos adtech e a capacidade do Google de cobrar uma taxa alta por seu serviço."
A Google ainda terá a possibilidade de responder a este relatório, sendo que para já ainda não é algo vinculativo. A empresa ainda poderá responder ao caso e apresentar a sua defesa.
No entanto, caso seja considerada culpada, além da divisão da empresa, esta pode ainda ser multada em vários milhões de dólares, que podem atingir 10% das receitas globais da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!