1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple Safari navegador

 

Atualmente, todos os navegadores que se encontram disponíveis para iOS necessitam de usar o motor WebKit, que é o mesmo motor que o Safari utiliza. Isto aplica-se mesmo a navegadores como o Chrome e Firefox, que são baseados em motores diferentes noutros sistemas.

 

No entanto, as autoridades europeias podem vir a mudar isso. Com a recentemente criada Digital Markets Act (DMA), e de acordo com documentos da mesma que foram divulgados online, as autoridades podem vir a criar regras para impedir que um motor de um determinado navegador seja usado de forma exclusiva nos sistemas.

Ou seja, caso esta medida seja aprovada, a Apple pode ser forçada a permitir que motores adicionais para além do WebKit sejam executados dentro dos sistemas da empresa.

 

Segundo o documento das autoridades, quando uma empresa estipula o uso de um motor do navegador dedicado, e não permite o uso de terceiros, encontra-se tecnicamente a criar as suas próprias regras para a plataforma. Isto é basicamente o que ocorre com o WebKit da Apple, que mesmo sendo focado para o Safari, é também obrigatório de se usar em todos os restantes navegadores – Chrome, Firefox, Brave, etc.

 

Esta medida pode vir a ser bem recebida pelos programadores, sobretudo os que criam navegadores dedicados para os sistemas da Apple. Com esta deixa de ser necessário usar apenas o WebKit como base, podendo criar um ecossistema mais aberto para todos.

 

Os documentos das autoridades europeias não referem explicitamente a Apple, mas é claro que esta medida foca-se sobretudo nesta empresa. E não será o único ponto que a Apple pode ter de mudar, já que a nova legislação estipula ainda várias outras medidas que podem forçar a Apple a mudar a forma como o seu ecossistema funciona – incluindo meios de pagamento alternativos ou até a instalação de apps de fontes externas à App Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech