1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple logo em sede da empresa

 

A Apple tem vindo a enfrentar alguns problemas nos últimos tempos relativamente ao seu “bloqueio” da App Store, não apenas sobre as taxas cobradas dentro da loja mas também pela sua limitação no que respeita à instalação de apps fora deste ecossistema.

 

No entanto, se tivermos em conta as mais recentes informações, existe a possibilidade da empresa vir a enfrentar ainda mais problemas no futuro, passando mesmo pela possibilidade de ter de permitir a instalação de apps de terceiros.

De acordo com a Reuters, a Apple recebeu um novo documento de alerta da Comissão Europeia, onde é indicado que esta pode vir a ser forçada a ter de permitir a instalação de apps de terceiros – fora da App Store – no seu sistema.

 

O documento enviado para a Apple foi escrito por Margrethe Vestager, vice presidente da Comissão Europeia, e detalha como a empresa tem vindo a usar os pontos da privacidade e segurança para forçar os utilizadores de dispositivos da empresa a usarem a App Store, prejudicando entidades de terceiros. Além disso, esta medida é ainda criticada tendo em conta que a Apple força os programadores a terem de aceitar os termos da mesma, e sobretudo os termos que se associam com os pagamentos feitos “in-app” – onde a Apple fica com 30% de comissão sobre todos os pagamentos feitos.

 

De relembrar que Vestager tem vindo a ser uma das maiores vozes na tentativa de forçar a Apple a permitir a instalação de apps fora da App Store e nos dispositivos da empresa, seja de outras lojas que possam vir a surgir ou até diretamente da internet.

 

De sublinhar também que, no passado, Tim Cook já tinha afirmado que esta ideia de permitir apps de fontes externas seria consideravelmente prejudicial para a empresa, rejeitando mesmo a ideia de tal ser aplicada. Para o executivo da Apple, a medida poderia destruir toda a privacidade e segurança do ecossistema do iPhone.

Na altura, Vestager concordou a nível da questão da segurança, mas afirmou que a mesma nem sempre será relevante para o caso – e a Apple foca-se consideravelmente nesse ponto a bordar a ideia de prejudicar a competição no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech