1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Safari a ser desbloqueado

 

Dentro do ecossistema da Apple, o Safari continua a ser um dos navegadores mais usados, em parte porque todos os navegadores existentes para o sistema da empresa necessitam de usar o motor base do mesmo.

 

Ao contrário do que acontece em outros sistemas, onde cada navegador pode contar com o seu próprio motor, nos sistemas da Apple, todos os navegadores necessitam de usar o motor do WebKit. Mesmo o Google Chrome, que em outros sistemas é baseado no Blink, necessita também de usar o WebKit.

 

No entanto, isso pode vir agora a mudar. De acordo com o analista Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple pode estar a preparar-se para permitir que outros motores de base para navegadores possam ser usados no sistema. Isto iria permitir que navegadores como o Chrome ou o Firefox tenham o seu próprio motor de base dentro do iOS e macOS.

 

Esta medida estaria a ser tomada pela empresa devido à nova Lei de Mercados Digitais, que vai ser lançada na União Europeia, e que está a obrigar a Apple a abrir mão de algumas exclusividades fechadas que vinha a manter.

 

Caso isto se venha a confirmar, o Chrome – e derivados – poderiam começar a usar o motor do Blink, enquanto a Mozilla poderia usar o seu novo Quantum, os mesmos motores que se encontram nas respetivas versões dos navegadores para outros sistemas operativos.

 

Infelizmente ainda não existem detalhes sobre quando a empresa espera lançar esta novidade, mas é importante relembrar que, nos últimos anos, os programadores têm vindo a deixar criticas à Apple sobre o navegador do Safari, visto o mesmo não oferecer as mesmas funcionalidades para navegadores de terceiros devido a limitações da empresa no sistema.

 

Ao mesmo tempo, também não é claro se esta mudança vai aplicar-se apenas na Europa ou também noutros continentes – tendo em conta que se trata de uma mudança do sistema, é possível que venha a ser para todos em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech