A publicidade ainda é o que move a internet nos dias de hoje, mas ao contrário do que acontecia faz apenas alguns anos, a dominância deste mercado por um conjunto de empresas tem vindo a mudar consideravelmente.
A Google e a Meta são consideradas duas das maiores plataformas de publicidade de toda a internet, e durante anos que mantiveram esse reinado. No entanto, o pico da sua popularidade pode agora estar ligeiramente em queda.
De acordo com os dados do portal Axios, o valor das receitas de publicidade combinada da Google e da Meta pode atingir os valores mais baixos desde 2014, representando uma queda que tem vindo a ser verificada praticamente desde 2016.
De longe, as duas empresas ainda possuem a maior fatia do setor, sendo que para as receitas dos EUA, espera-se que ambas atinjam os 48.4% das mesmas – 28.8% para a Google e 19.6% para a Meta. No entanto, este valor representa uma queda face aos 54.7% que as empresas tinham em 2017.
Por outro lado, a Amazon espera-se que venha a ser uma das maiores surpresas no setor. Desde praticamente 2017 que tem vindo a ganhar terreno no mercado da publicidade digital, sendo que anualmente a empresa obtêm receitas em torno dos 30 mil milhões de dólares sobre publicidade.
Até 2024, espera-se que a Amazon atinja uma quota no mercado das receitas de publicidade de 12.7% nos EUA, enquanto a Meta irá cair para os 17.9%.
O TikTok é outro nome que também se destaca no mercado, mas ainda relativamente pequeno comparativamente às restantes empresas nos EUA. Espera-se que a entidade venha a obter receitas em torno dos 8.6 mil milhões de dólares em publicidade até 2024.
No geral, espera-se que a Google ainda venha a manter a sua posição dominante no mercado da publicidade pelos próximos anos, acompanhada de perto pela Meta. No entanto, esta posição vai gradualmente começar a dissipar-se para os rivais, algo que tem vindo a ser verificado nos últimos anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!