Recentemente a Google tem vindo a apostar em força na nova tecnologia FLoC, que promete ser uma alternativa mais privada para os utilizadores, mantendo os anunciantes com a capacidade de direcionarem anúncios personalizados aos mesmos.
No entanto, ainda existe um problema: o FLoC é um conceito que é criado pela Google, ela mesma uma empresa de publicidade. Muitos acreditam que o FLoC pode ser apenas uma estratégia da Google para garantir ainda mais controlo do mercado da publicidade online, sobre promessas falsas de mais privacidade para os utilizadores.
A tecnologia ainda se encontra numa fase bastante inicial de testes públicos, mas algumas agências de publicidade estão agora a desenvolver elas mesmas as suas próprias tecnologias de anúncios personalizados, apelidada de “SWAN”.
De acordo com o Bloomberg, empresas como a PubMatic, OpenX e Zeta Global criaram a SWAN, no sentido de permitirem a personalização de anúncios para os utilizadores finais mantendo a sua privacidade em foco, e adotando uma postura diferente da Google. De momento a tecnologia ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, e como tal os planos não são claros sobre o que as empresas de publicidade pretendem aplicar na mesma.
No entanto, tudo aponta que esta seja uma iniciativa criada no sentido de tentar alcançar alternativas à medida da Google, controladas por entidades diferentes da gigante, e ao mesmo tempo criar algo que possa permitir a essas entidades continuarem a manter a sua publicidade direcionada nas plataformas onde atuam.
No entanto, se esta nova iniciativa é algo estranha de surgir por parte das entidades de publicidade, também é estranho ver a Google a investir no FLoC para focar-se na privacidade dos utilizadores que adiram a anúncios personalizados.