Conforme a Google continua os testes ao seu sistema alternativo aos cookies para publicidade direcionada, conhecido como FLoC, e conforme também aumentam as críticas ao mesmo, agora parece que até as autoridades europeias estão a planear investigar melhor esta tecnologia.
O FLoC é uma proposta da Google que pretende ser uma alternativa, mais privada e segura, aos cookies para efeitos de publicidade direcionada. Enquanto que a Google afirma que esta nova tecnologia vai tornar a publicidade direcionada num formato mais amigo da privacidade, existem outras partes que apontam que a mesma é apenas mais uma forma da Google controlar o mercado da publicidade na internet.
De acordo com o portal Wired, parece que esta ideia chegou também às autoridades europeias, sendo que alguns reguladores na Alemanha, Bélgica e França encontram-se agora a levantar as suas questões relativamente ao FLoC. Algumas fontes apontam que o FLoC pode levantar algumas questões relativamente ao GDPR/RGPD.
Johannes Caspar, comissário da entidade de proteção de dados da Alemanha, afirma que a tecnologia pode estar em violação de algumas normas do RGPD, sobretudo no facto de se encontrar ativo por padrão em navegadores como o Chrome – algo que ainda não se encontra em todos os utilizadores, mas certamente será o futuro que a Google pretende aplicar.
Além destes países, também as autoridades no Reino Unido e na Irlanda encontram-se a analisar a tecnologia do FLoC desde o início do ano, caso que ainda se encontra a decorrer.
Até ao momento ainda não existe nenhuma investigação formal sobre a tecnologia ou até para a Google, e todas as indicações passam apenas por questões levantadas pelas autoridades de cada pais. No entanto, certamente que caso a ideia venha a continuar idêntica, é possível que algo mais sério se venha a verificar no futuro.
De relembrar que plataformas como a EFF, Brave, Vivaldi, DuckDuckGo, entre outras, já expressaram a preocupação sobre o FLoC e os seus riscos para os utilizadores finais, bem como para o facto que esta tecnologia parece ter sido desenvolvida pela Google apenas como forma de ganhar mais controlo sobre o mercado da publicidade online.
O WordPress também é uma das plataformas que se encontra a ponderar desativar o FLoC por padrão em futuras atualizações de um dos scripts mais usados pela Internet para websites.
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