1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google pesquisa em computador

 

As autoridades europeias parecem não ter mãos a medir contra a Google, que se encontra a enfrentar uma vasta linha de processos judiciais. E agora chega mais um, desta vez associado com a ferramenta Google For Jobs.

 

O “Google For Jobs” é uma ferramenta do motor de pesquisa que ajuda os utilizadores a encontrarem potenciais ofertas de emprego. No entanto, a empresa encontra-se agora a ser acusada de usar esta ferramenta para privilegiar os seus serviços, prejudicando a competição no processo.

 

O caso terá começado em 2019, quando vários sites de ofertas de emprego e recrutamento acusaram a Google de um comportamento anti-competitivo no mercado, ao prejudicar os resultados de pesquisa por empregos com os seus próprios resultados do Google For Jobs.

 

Em causa encontra-se o facto que, nas pesquisas feitas pelo motor de pesquisa da empresa, a Google favorece os resultados dos seus próprios serviços, prejudicando os rivais e sites de recrutamento que também podem surgir nos mesmos.

 

google for jobs pesquisa

 

Kaare Danielsen, CEO da plataforma de recrutamento Jobindex, aponta que a Google tem vindo a prejudicar a competição ao favorecer as suas próprias plataformas internas. Isto tem vindo a causar uma grande perda de rendimento para as entidades rivais, sobretudo a nível da perda de tráfego.

 

A maioria dos utilizadores, ao pesquisar por uma oferta de emprego, vai optar pelos resultados que estejam mais no topo das pesquisas, e que neste caso será dos serviços da Google dedicados a essa tarefa.

 

Em resposta, um porta-voz da Google afirma que "A funcionalidade de emprego na Pesquisa Google foi criada para tornar a procura de emprego o mais simples possível. Ao estabelecermos parcerias com empresas de recrutamento podemos tornar mais fácil às pessoas encontrarem informações mais relevantes na Pesquisa Google e direcioná-las para websites com listas de empregos relevantes para elas. Qualquer empresa de recrutamento - grande ou pequena - pode participar. Como resultado desta funcionalidade, empresas viram um acréscimo no tráfego e nas correspondências entre oferta e procura."

 

Atualização (28/06/2022): Adicionada informação sobre resposta da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech