Parece que as opções para armazenamento ilimitado de dados encontram-se lentamente a desaparecer das plataformas cloud. Depois de o Dropbox ter confirmado mudanças nos seus planos empresariais, que forneciam espaço de armazenamento ilimitado, agora a mesma medida parece estar a ser feita do lado da Microsoft.
Dentro do OneDrive for Business, encontrava-se disponível uma opção que contava com armazenamento ilimitado de dados para os utilizadores. No entanto, a empresa parece ter silenciosamente removido essa opção, sendo que os utilizadores podem agora selecionar planos apenas entre 1 e 5 TB de dados.
Anteriormente, a empresa fornecia um plano de armazenamento ilimitado do OneDrive for Business, que permitia aos utilizadores terem todo o espaço que pretendessem, dentro de algumas regras.
De acordo com o portal TechRadar, um porta-voz da empresa não terá confirmado a descontinuação do plano, mas indicou que a empresa encontra-se a realizar alterações nos planos fornecidos dentro do OneDrive face à procura dos consumidores.
Com isto em mente, é possível que quem tenha o plano ilimitado do OneDrive for Business ainda pode continuar a manter o mesmo. Mas caso o cancele, ou para novos utilizadores, deixa de ser possível subscrever novamente ao mesmo.
Esta medida surge depois de, na semana passada, a Dropbox também ter confirmado que iria deixar de lado o seu plano ilimitado para empresas, depois dos consumidores terem usado a plataforma como meio de minerar criptomoedas e outros abusos dos termos de serviço da mesma.