A Qualcomm encontra-se a preparar para revelar em breve o Snapdragon 8 Gen 3, o mais recente processador da empresa. No entanto, de acordo com algumas informações recentes, este pode vir a ser produzido em duas arquiteturas diferentes entre si.
De acordo com os mais recentes rumores, a Qualcomm estaria a trabalhar com a TSMC para desenvolver o novo Snapdragon 8 Gen 3 tanto na arquitetura de 4 nm como na de 3 nm, que deveriam ser adotadas em diferentes dispositivos conforme as necessidades.
A Qualcomm estaria em conversações também com alguns dos seus parceiros, como o caso da Samsung, para avaliar a possibilidade dos mesmos usarem as diferentes versões do Snapdragon 8 Gen 3. As mensagens trocadas entre as duas empresas apontam que o modelo deve contar com núcleos Cortex X4, Cortex A720 e Cortex A520.
Tanto a versão de 4 nm como a de 3 nm seriam produzidas inteiramente pela TSMC. No entanto, desconhece-se o motivo pelo qual a Qualcomm pretende implementar duas versões do mesmo chip neste formato.
É também possível que este processo seja apenas para preparar uma eventual nova versão de 3 nm a lançar no futuro. Isto foi algo que ocorreu em 2022 com o Snapdragon 8 Gen 1 e Snapdragon 8 Plus Gen 1, onde o modelo Plus foi produzido em 4 nm da TSMC, que veio trazer melhorias consideráveis a nível de desempenho.
Espera-se que mais detalhes sobre a nova plataforma de chips da empresa venha a ser revelada durante o evento Tech Summit, que se realiza a 24 de outubro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!