A X pode estar a preparar-se para uma nova medida, que vai certamente causar alguma controvérsia por entre os utilizadores, sobretudo para quem tenha a tendência de bloquear a publicidade que surge na plataforma.
De acordo com o portal Mashable, a rede social de Elon Musk encontra-se a testar um novo sistema de publicidade, onde os conteúdos deste formato agora surgem na timeline dos utilizadores, mas sem a possibilidade de serrem reportados ou sequer bloqueados.
Além disso, surgem sem qualquer menção a tratar-se de publicidade direta.
A publicidade da X atualmente surge com a tag de “Patrocinado”, que comprova tratar-se de uma publicidade da rede social. Ao mesmo tempo, surge também com a conta associada à publicação, e a capacidade de reportar ou bloquear o conteúdo e a conta.
No entanto, com este novo formato, a publicidade surge na timeline sem qualquer tag, além de que não conta com a capacidade de bloquear ou reportar a mesma. Além disso, não surge também o elemento identificativo da conta que publicou a publicidade.
Este novo formato também já se encontra a ser usado por contas para publicarem conteúdos de clickbait, que redirecionam os utilizadores para sites diversos de vendas e artigos.
Para os utilizadores, a mensagem surge como qualquer outro conteúdo na timeline, sendo que a única diferença encontra-se no facto do avatar do utilizador não ter o nome associado – apenas a imagem idêntica à da publicidade.
No final, este conteúdo conjuga-se com a restante interface da X, tornando complicado de diferenciar a publicidade dos conteúdos de utilizadores em geral. E ainda mais com a recente medida da plataforma em remover o título e descrição dos links, que torna ainda mais complicado a diferenciação.
De notar que a mudança, para já, parece encontrar-se a ser aplicada apenas a um pequeno conjunto de utilizadores. Ainda se desconhece quando será aplicada a todos os utilizadores, e como é habitual, a X não deixa comentários sobre o caso nem possui uma equipa dedicada para responder a estas questões.