Os utilizadores em Israel encontram-se a ser alvo de uma nova campanha de spyware, que se encontra a usar uma app bastante usada na região – ainda mais em alturas de conflitos – para ajudar a população a identificar ataques de mísseis.
A aplicação “RedAlert – Rocket Alerts” é usada para alertar sobre ataques iminentes de mísseis. No entanto, durante as últimas semanas, versões maliciosas da app começaram a ser distribuídas sobre diferentes plataformas, focadas em recolher dados dos utilizadores.
As aplicações maliciosas aparentam funcionar como a app legitima, e possuem todas as funcionalidades que seriam de esperar. No entanto, em segundo plano, procedem com a recolha de dados sensíveis dos dispositivos dos utilizadores.
Apenas na Play Store, a app conta com mais de um milhão de downloads, sendo extremamente usada na região – e ainda mais depois do recente ataque terrorista dos Hamas.
De acordo com o Cloudflare, desconhece-se para já a entidade que se encontra por detrás das versões maliciosas, e quais os incentivos. No entanto, a recolha de dados abrange praticamente todos os dados possíveis de se obter dos dispositivos.
O site que se encontra a distribuir a versão maliciosa redireciona os utilizadores para uma app do iOS legitima, ou para o ficheiro APK malicioso no caso do Android.
Apesar de o site encontrar-se atualmente desativado, é possível que a campanha venha a usar outros sites ou plataformas para se distribuir, pelo que será extremamente importante os utilizadores terem atenção ao local de onde se encontram a descarregar as suas aplicações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!