Embora em Portugal não seja tão frequente, existem campanhas de phishing que se focam em esquemas de suporte técnico. Normalmente isto são entidades que ligam para os utilizadores, afirmando tratar-se do suporte técnico do Windows, sobre os mais variados pretextos.
Na maioria das vezes indicam que ocorreu um problema com o sistema, ou que a licença do Windows encontra-se a chegar ao fim, para levar as vitimas a realizarem pagamentos avultados.
Esta indústria tem vindo a crescer consideravelmente, e uma grande parte dos centros de scam encontram-se na Índia. Estes centros podem dizer ser a Microsoft ou Amazon, de forma a darem mais credibilidade ao esquema.
No entanto, a Microsoft e a Amazon conjugaram forças pela primeira vez, para ajudar as autoridades indianas a encerrar um destes centros de scam. Recentemente, a Microsoft confirmou que levou a cabo uma operação, com a ajuda da Amazon, para fornecer detalhes sobre uma operação de scam que se encontrava a decorrer na Índia.
As autoridades locais foram alertadas, com as duas empresas a fornecerem dados importantes que permitiram a identificação do local onde o call center da suposta entidade estaria localizado.
Esta informação ajudou as autoridades a realizarem a detenção de suspeitos no mesmo, terminando as suas atividades. Esta ação é mais uma demonstração clara da empresa que se encontra dedicada no combate à fraude, e que será um ponto de foco no futuro.
A Microsoft alerta ainda que, da sua parte, a empresa não realiza contactos técnicos diretamente com os clientes, e que devem ser estes a entrar primeiro em contacto com a empresa para tal.
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