1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Dimensity 9300 da MediaTek

 

A MediaTek revelou hoje o seu novo processador Dimensity 9300, focado em criar uma competição de peso para a Qualcomm, e mais concretamente, para o Snapdragon 8 Gen 3.

 

O novo processador da MediaTek encontra-se na arquitetura 4nm+ da TSMC, que deverá garantir melhores resultados de desempenho, e eficiência a nível energético, sobretudo quando comparado com o modelo do ano passado, o Dimensity 9200. Este chip encontra-se focado para dispositivos de gama premium, onde o desempenho será certamente importante.

 

O Dimensity 9300 conta com o que a empresa apelida de arquitetura “all-big core”, onde os cores do mesmo encontram-se focados para o desempenho máximo. Este chip conta com quatro cores “ultra-large” e quatro “big”, totalizando oito cores disponíveis para processamento.

Esta é logo uma melhoria comparativamente à opção da Qualcomm, que conta apenas com um core “ultra large” Cortex-X4, cinco Cortex-A720 e dois Cortex-A520.

 

A MediaTek afirma que o seu chip permite obter mais 15% de desempenho em comparação com o Dimensity 9200 com o mesmo uso de energia. Este permite ainda picos de desempenho até 40% superiores ao modelo anterior, com a empresa a indicar pontuações no AnTuTu de 2,130,000+ pontos.

 

A empresa afirma ainda que foram realizadas melhorias a nível do desempenho do GPU, até 46% superiores ao da geração anterior. Isto deve fornecer a vantagem para o uso em jogos pesados de dispositivos móveis. A APU 790 foca-se também em melhorias para tarefas de IA, até 8 vezes mais rápidas, com capacidade de criar imagens via o modelo Stable Diffusion em menos de um minuto.

 

As indicações da empresa certamente que demonstram as capacidades do chip, mas apenas poderemos testar as mesmas no “mundo real” quando este se encontrar disponível nos primeiros dispositivos. Espera-se que os primeiros modelos a contarem cm o chip sejam o Vivo X100 e X100 Pro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech