Recentemente a Valve veio revelar a sua nova Steam Deck OLED, que conta com algumas melhorias para o modelo da consola portátil. No entanto, mesmo que seja considerada um novo modelo, este ainda não é a Steam Deck 2.
A empresa tem sido bastante contida a nível das previsões da futura geração da sua consola, mas no passado, já tinha confirmado que uma nova geração da consola apenas iria surgir quando se fosse necessário, e onde compense a nível de salto no desempenho final do dispositivo. Portanto, para já, parece que uma “Steam Deck 2” está fora dos planos da empresa.
No entanto, mesmo com esta indicação, a comunidade ainda se encontra bastante focada em saber mais informações sobre a futura geração. E, no mesmo dia em que o novo modelo da Steam Deck OLED foi revelado, Lawrence Yang, Designer de Produtos da Valve, veio também deixar novas informações.
A mesma afirma que, para o mercado ver uma Steam Deck 2, ainda poderá demorar algum tempo. Apesar de não terem sido dadas datas concretas, as estimativas apontam para entre 2 a 3 anos antes de uma nova geração surgir. A mesma refere ainda que esta previsão é bastante “crua”, tendo em conta que nada internamente na Valve aponta para uma data possível da Steam Deck 2, nem a mesma se encontra diretamente em desenvolvimento ativo para chegar ao mercado. Portanto, ainda poderá demorar mais tempo para que isso aconteça.
A empresa também já sublinhou no passado que possui uma boa margem de manobra no mercado, e a Steam Deck é atualmente a preferência dos consumidores quando comparado com outros rivais no mercado, como é o caso de marcas como a Asus.
A experiência que a Valve fornece é consideravelmente superior, e os consumidores procuram exatamente isso, ao que se junta ainda o leque de jogos dispositivos para o sistema. Atualmente a Steam conta com mais de 4000 jogos verificados como sendo compatíveis com a Steam Deck.
Na nossa previsão, tendo em conta todas as revelações, será improvável que a Valve venha a revelar a nova Steam Deck 2 num prazo curto de tempo. Mesmo o prazo de dois a três anos ainda pode ser alterado, e tudo indica que apenas quando o mercado exigir novo hardware, e exista a capacidade de colocar essas melhorias num sistema como a Steam Deck, a Valve realmente terá interesse em lançar o novo modelo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!