Várias empresas acreditam que a Realidade Aumentada pode ser o futuro, tanto que algumas apostam nessa tecnologia como a base da sua ideia para o futuro – veja-se o caso da Meta e do Metaverso.
No entanto, de acordo com os analistas da empresa IDC, ainda pode demorar algum tempo até que o setor venha realmente a ter popularidade por entre os consumidores. De acordo com as previsões mais recentes, pode demorar ainda alguns anos até que a tecnologia venha a ter algum interesse para os consumidores.
As previsões apontam ainda que, até ao final de 2022, as vendas no setor possam cair quase 8.7% face ao ano anterior. A IDC aponta que a falta de novos dispositivos no mercado, a par com a incerteza financeira dos mercados, está entre os principais pontos para as quedas.
Jitesh Ubrani, investigador da IDC, revelou no estudo da empresa que pode demorar ainda vários anos para que os consumidores adotem sistemas como óculos de Realidade Aumentada, e que essa tecnologia ainda se encontra longe de ser algo fiável para uso no dia a dia.
Isto é visível também em várias grandes empresas do ramo da tecnologia. Nomes como a Google e a Meta tem vindo a alterar os seus planos ligeiramente face às incertezas do mercado. No caso da Google, a empresa tem vindo a focar-se menos em produtos de realidade aumentada, e mais nos seus serviços.
Já a Meta tem vindo a apostar no Metaverso, embora esta tecnologia e “mundo virtual” ainda estejam a dar os primeiros passos para o futuro algo incerto.
Quanto ao futuro, a IDC aponta que para o próximo ano pode-se verificar um ligeiro aumento das vendas neste setor, mas as maiores subidas apenas devem ser sentidas em 2025 e 2026.
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