1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Robot em frente de pessoa ao telefone

 

De tempo a tempos, chamadas de spam não são invulgares, mas existe uma nova tendência que se encontra agora a surgir – algo estranha para alguns, mas com propósito.

 

O caso começa quando os utilizadores recebem uma chamada de um número desconhecido – muitas vezes nem se trata de um número anónimo, mas perfeitamente identificado. Quando se atende, do outro lado simplesmente não se ouve nada, ou apenas se regista uma mensagem com “Goodbye”, desligando a chamada após 2-3 segundos.

 

Esta prática pode parecer estranha para os utilizadores. Afinal de contas, uma coisa é uma chamada onde existe uma voz do outro lado, a realizar algum género de esquema. Neste caso, a própria chamada termina em apenas alguns segundos.

 

No entanto, se receber uma chamada deste género, é bastante provável que o seu número de telefone esteja listado numa plataforma de chamadas de publicidade. Basicamente, quando ocorre estas chamadas, as mesmas são realizadas por sistemas automáticos, que a partir de uma lista de números de telefone, automaticamente marcam os mesmos para serem atendidos por funcionários de uma determinada empresa.

 

Se o utilizador atender, existem duas possibilidades: ou é reencaminhado para um agente disponível, que vai começar a “publicidade” a um determinado produto ou serviço, ou no caso de não existirem agentes disponíveis, a chamada termina, mas fica marcada como sendo de um “número ativo”, possivelmente para se tentar novamente mais tarde.

 

No final, a medida é uma situação de “win win” para a empresa que está a realizar a chamada. Se o utilizador atender, e for direcionado para um agente, este está a realizar a chamada publicitária para a venda de algum produto ou serviço. Por outro lado, mesmo que a chamada não seja reencaminhada, como o utilizador atendeu marca esse número como ativo, e, portanto, permanece ativo na lista de contactos da entidade para futuras chamadas.

 

> Como prevenir estas chamadas?

 

Infelizmente, não existe uma forma simples de realizar este procedimento. Algumas das chamadas são feitas de números identificados – e não de simples chamadas de números anónimos, como muitas vezes as chamadas de spam usam.

Portanto, mesmo que se bloqueie as chamadas de números anónimos, estas continuam a passar por esse “filtro”.

 

Robot a mandar silenciar

 

Existe a possibilidade de bloquear as chamadas de todos os números desconhecidos da lista de contacto dos utilizadores, mas, ao mesmo tempo, isto impede que pessoas fora dessa lista contactem o número – o que certamente não será o que muitos pretendem.

 

Por fim, alguns sites recomendam o uso de aplicações externas de identificação de chamadas, o que será uma das piores técnicas a aplicar. Este género de aplicações tendem a recolher dados dos utilizadores, tanto a nível dos seus próprios contactos, como também da lista de contactos no dispositivo.

Além das questões associadas com a privacidade, a situação pode mesmo agravar-se, visto que várias destas apps usam esses números para fins de publicidade – e consequentemente, aquilo que prometem remover é também o que realizam para manter as suas atividades.

 

A melhor estratégia será, quando receber um contacto deste género, e onde seja atendido por um assistente, indique ao mesmo que pretendem o contacto para remover o seu número da lista de publicidade – e requeira igualmente a remoção na chamada. Note que o simples facto de indicar ao assistente da chamada que pretende remover o seu número não é suficiente – muitos ignoram o pedido ou podem mesmo desligar a chamada imediatamente.

 

Deve requerer informações de como remover o seu número da lista de contactos, ao abrigo da lei de RGPD – o que normalmente é feito via um email de contacto para tal. Depois de o obter, deve pedir para que o número seja removido da lista de contactos – lembre-se que a lei obriga a entidade a remover o seu número da lista, e caso esta não o realize, ou não responda ao pedido, poderá partir para uma queixa formal junto das autoridades.

 

Infelizmente o processo está longe de ser perfeito, mas é a melhor forma de garantir que o seu número se encontra “fora” das listas de publicidade.

Anonymous

Mensagem Sex 1 Dez 2023 - 5:50 por Júlio Joaquim

Parece-me uma boa indicação para muitos cidadãos, e simultaneamente um esclarecimento, desconhecido da grande maioria dos cidadãos que sentem incomodados com tal situação, que ignoravam, o que poderiam fazez.
Eu, fico cuito grato pelo esclarecimento recebido

Anonymous

Mensagem Sex 1 Dez 2023 - 9:14 por Serzedo

Também se pode pedir a remoção da lista de contactos de várias agências de uma só vez.

Basta pesquisar no Google, preencher o formulário e enviar para a entidade, essa lista será depois enviada para as empresas aderentes e não entram mais em contacto.

Anonymous

Mensagem Sex 1 Dez 2023 - 17:52 por Maria Helena Matos

Também se pode associar o número em causa a um nome, tal como
Não atender
Desligue

Anonymous

Mensagem Sáb 2 Dez 2023 - 9:50 por Pedro Ferreira

Ninguém tem paciência para fazer um email e, posteriormente, denunciar às autoridades cada ligação feita por um computador.
O seu telefone celular dispõe, em princípio, de uma função de bloqueio de chamadas recebidas (uma lista negra). Normalmente funciona no mesmo menu em que se bloqueiam as ligações feitas por números não identificados. É possível juntar números a essa lista e, quando um desses números lhe liga, o seu telefone corta automaticamente essa ligação e nem chega a saber que ela foi tentada.
Quando receber uma dessas chamadas feitas pelo computador, junte esse número à lista. Esse número, pelo menos, nunca mais o/a incomoda.
Se não encontrar no seu telefone essa função, instale um aplicativo gratuito de filtro de chamadas. Vai cumprir a mesma função.

DJPRMF

Mensagem Sáb 2 Dez 2023 - 11:17 por DJPRMF (Conectado)

O bloqueio de números de telefone não é uma solução eficaz, porque existem literalmente centenas ou milhares de números.

Mesmo bloqueando um, quem realiza estas práticas pode em questão de segundos usar outro.

 

A questão será que não existe uma forma eficaz de bloqueio.

Obrigada pela sugestão

Anonymous

Mensagem Sáb 2 Dez 2023 - 19:38 por Quim bolas

Atende para saber o k se passa e logo marca como spam e acaba as chamada de vendas indesejáveis

Anonymous

Mensagem Sáb 2 Dez 2023 - 22:01 por José Campos

Trabalhei numa empresa de call centre em Lisboa e foi-nos dito no estágio que se o cliente pedir para que o número seja removido o mesmo continuará activo, no entanto se a pessoa pedir a eliminação do contacto ao abrigo do "Processo Robinson" a empresa é obrigada por lei a proceder á dita eliminação do mesmo e isto não se aplica só ao território português, é uma norma internacional.

Anonymous

Mensagem Sáb 2 Dez 2023 - 22:25 por Joaoty

Chamadas anonimas é simples é mudar de número sempre que comprar um telemóvel novo pelo menos a cada 4 anos assim vai despistar os chamados smugleres ou scameres ou spameres.

Anonymous

Mensagem Dom 3 Dez 2023 - 0:00 por Ana Vital

Já me aconteceu algumas vezes (mas agora já não tem acontecido) quando me ligavam de um numero que o ecra do telemóvel mostava, eu atendia e dizia: "estou, estou" (do outro nada), passado um bocado eu outra vez: " estou estou" (e também nao diziam nada)
Quando desligava a chamada pensava para mim (para dentro): " Se querem gozar, vão gozar com outra!!"

Anonymous

Mensagem Dom 3 Dez 2023 - 1:51 por Sem nome

Sim, tem-se poder de decidir se se quer receber este tipo de chamadas de publicidade.

Toda a empresa abrange os dados dos utilizadores segundo a lei da proteção de dados (RGPD). Essa lei prevê o livre acesso à determinação - pela parte do cliente - de recolha de dados e uso dos mesmos.

Como tal, a qualquer momento o cliente PODE NEGAR À EMPRESA O USO DOS SEUS DADOS PARA EFEITO DE ESTUDOS DE MARKTING E PUBLICIDADE, utilizando os mecanismos fornecidos pela empresa, ou entrando em contacto com a mesma. Estes direitos são legais.

Esta é uma prática constante a nível das empresas de telecomunicações. E infelizmente esta informação não é bem divulgada porque não desejam que o público pare de receber publicidade.

Se a empresa que tem os vossos dados negar: ou é ilegal, ou não estão a cumprir o RGPD. Outras exceções, não tenho conhecimento.

A decisão de excluir, mudar, e alterar, ao acesso dos vossos dados e uso é vossa.

Anonymous

Mensagem Dom 3 Dez 2023 - 10:43 por Rui Furtado

quando recebo chamadas de publicidade, eu desligo e bloqueio. com o tempo tem tendência a diminuir e muito

Anonymous

Mensagem Dom 3 Dez 2023 - 23:04 por Herberto Esteves

Eu identifico qualquer número que não queira atender no futuro associando-o a um nome de utilizador sugestivo, do tipo "secas", ou "não atender", ou "publicidade de ". Convivendo muito mal com "os mercados", acho que é a forma mais simples, apesar de ir ocupando lugares na lista de contactos, de me ir livrando de novos intrometidos. Acho, porém, que quem conviver bem com a predominância da financeirização da economia e com o salve-se quem puder do neoliberalismo, não se deve queixar. Afinal, é a livre iniciativa, o mercado, a inovação, a liberdade de escolha, tudo ótimos valores, a funcionar em pleno. Se alguém gosta, de que se queixa?

Anonymous

Mensagem Seg 4 Dez 2023 - 1:54 por Nuno51

Quando recebo chamadas de números que não conheço, deixo tocar até desligar. Depois ligo de volta. Se for sério, a pessoa vai atender; se for publicidade ou scam/spam diz que o número não está atribuído ou não estabelece sequer a chamada.
Não é infalível, mas fica a dica.

Anonymous

Mensagem Seg 4 Dez 2023 - 3:33 por MariaTeresa Duque Bandeir

Considero uma boa explicação para nos esclarecer e ficarmos sobe aviso de tais práticas
Diariamente recebo chamadas , sendo activado o sistema contra o chamadas span não invalida a sua continuidade
Uma agradecimento pela atenção

Anonymous

Mensagem Seg 4 Dez 2023 - 21:38 por Joe Carapêto

Acho bem o aviso, pois já me aconteceu e nunca imaginei que fosse para esse fim. Obrigada. 👍💯💪🎨🖌✨

Anonymous

Mensagem Ter 5 Dez 2023 - 4:46 por Xana

O meu telemóvel automaticamente diz logo que é spam graças a Deus que assim o faz, pois quando nao se sabe quem é e tem que atender obrigatoriamente em casos de telefonemas urgentes que se pensa em ter dá uma raiva de ser publicidade.

Fico grata pela informação e obrigada





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech