A Apple foi uma das primeiras fabricantes no mercado a adotar o sistema de lentes para smartphones híbridas, que conjugam lentes de plástico com lentes de vidro. E ao que parece, algumas das maiores fabricantes podem agora seguir o mesmo exemplo.
De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, fabricantes como a Samsung, Google, Huawei e outras podem estar a preparar-se para integrar nos seus smartphones o novo sistema de lentes híbridas para as câmaras.
Estas lentes possuem várias vantagens para os fabricantes. As lentes convencionais em vidro são, em geral, mais pesadas e maiores, o que coloca alguns problemas na linha de produção e design dos produtos. Muitas empresas usam alternativas de policarbonato, que além de serem mais baratas, são também mais simples de integrar nos dispositivos – mas possuem uma qualidade inferior às de vidro.
A Apple, com o seu novo iPhone 15 Pro Max, usou uma tecnologia apelidada de 1G3P para fundir a lente de vidro e de plástico numa só, o que permite obter o melhor das duas partes. A lente passa a ter um peso consideravelmente inferior, com um tamanho reduzido, enquanto mantêm uma boa qualidade final dos conteúdos capturados pelas mesmas.
Atualmente, este formato de lentes é usado no sistema de tetra prisma que se encontra nos recentes dispositivos da Apple, e são produzidas pela empresa Largan. Acredita-se que, segundo os rumores, alguns fabricantes venham a usar esta entidade para produzir as suas próprias lentes para o próximo ano.
Com isto, é possível que novos dispositivos com este novo formato de lentes venham a surgir já durante o próximo ano. Ainda se desconhece, no entanto, qual será o primeiro modelo a adotar essa tecnologia fora da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!