A NVIDIA confirmou que vai começar a descontinuar algumas das suas placas mais antigas no mercado, focando-se nos modelos mais recentes. Vários rumores apontam que a linha das GTX 16 vai ser descontinuada durante o próximo ano.
Esta linha foi a última a sair com a designação GTX, antes da empresa ter começado a usar a “RTX”. Váris fontes apontam que a NVIDIA encontra-se a preparar para começar a descontinuar a produção destas placas durante o primeiro trimestre de 2024.
Esta medida pode afetar modelos que ainda são algo populares no mercado, entre os quais:
- GTX 1660 SUPER
- GTX 1660 Ti
- GTX 1660
- GTX 1650 Ti
- GTX 1650 SUPER
- GTX 1630
Caso se venha a confirmar, isso pode indicar que será mais difícil de adquirir estes modelos no mercado, e o stock existente será cada vez mais reduzido. Estas placas ainda oferecem um desempenho aceitável para alguns utilizadores, mas encontram-se sem suporte para algumas das tecnologias mais recentes da empresa – sobretudo funcionalidades que foram apenas introduzidas com as RTX 20.
De notar que a empresa ainda deve continuar a fornecer suporte para as placas a nível dos drivers, mas eventualmente isso também deverá mudar. Para já, a ideia aplica-se apenas a nível da produção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!