1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows logo a crescer

 

O Windows 11 ainda se encontra longe de ultrapassar a popularidade do Windows 10 no mercado, mas passo a passo, o sistema começa a ganhar algum terreno. E os dados mais recentes da empresa Statcounter parecem confirmar isso mesmo, com um salto durante o mês de Janeiro de 2024.

 

Durante o primeiro mês do ano, o Windows 11 obteve um aumento considerável de novos utilizadores. Tendo terminado o ano de 2023 com uma quota no mercado de 26.54%, o sistema encontra-se agora com 27.83%, um aumento de 1.29%. Este é um dos valores mais elevados de adoção do sistema no mercado, desde que o mesmo foi lançado faz mais de dois anos.

Em contrapartida, se o Windows 11 registou um aumento de uso no mercado, o Windows 10 viu-se na situação contrária, com uma queda acentuada de utilizadores. Embora ainda seja o sistema dominante, este conta agora com 66.47% do mercado, uma queda de 0.95% face ao mês anterior e último de 2023.

 

Embora existam muitos utilizadores a realizarem o upgrade para o Windows 11, as limitações a nível de hardware continuam a forçar muitos utilizadores a manterem-se no Windows 10, sobretudo em sistemas mais antigos. Outros podem optar por manter-se neste sistema devido à sua estabilidade, e por contar com funções que a Microsoft alterou consideravelmente no Windows 11.

 

Ao mesmo tempo, o Windows 10 encontra-se também a aproximar da sua data final de suporte, prevista para 2025. Nesta altura, os sistema vai deixar de receber oficialmente suporte da Microsoft, e portanto, muitos utilizadores podem estar a preparar-se para esta mudança.

 

Mesmo estando atualmente descontinuado, o Windows 7 ainda possui alguma margem no mercado, estando atualmente com pouco mais de 3.05%. Ao mesmo tempo, ainda existe gente no Windows 8, que conta com 0.26%, no Windows 8.1 com 1.73% e no Windows XP com 0.57%.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech