1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Maps

 

Faz um tempo em que ainda se usava mapas em papel para ir de ponto A a ponto B, mas felizmente, os smartphones vieram mudar isso. E o Google Maps foi certamente uma das ferramentas que ajudou nessa mudança – e ainda o faz nos dias de hoje.

 

Numa altura em que sistemas de GPS eram algo “premium”, o Google Maps foi lançado faz hoje 19 anos, com a ideia de revolucionar a forma como os utilizadores podem obter direções.

 

A história do Google Maps começa em 2003, quando Lars e Jen Rasmussen fundaram a empresa “Where 2 Technologies”, juntamente com Noel Gordon e Stephen Ma. Rapidamente estes começaram a trabalhar no Expedition, uma aplicação criada em C++, que se focava para computadores desktop, e permitia colocar nos mesmos mapas interativos.

 

Em Outubro de 2004, a empresa seria adquirida pela Google, com os programadores a colocarem o seu programa numa versão “web”. Na mesma altura, a Google também adquiria a Zipdash, uma empresa focada em criar sistemas de monitorização de tráfego em tempo real.

 

Além disso, a empresa também viria a adquirir a empresa Keyhole, que se especializava em converter para modelos dinâmicos imagens de satélite. Todas estas entidades viriam a trabalhar diretamente na Google, e as suas tecnologias foram – de uma forma ou de outra – interligadas para criar o que se pode conhecer como Google Earth, que eventualmente viria a ter algumas das funcionalidades separadas para o Google Maps.

 

A 8 de Fevereiro de 2005, o Google Maps era oficialmente lançado nos EUA, e contava com várias funcionalidades interessantes para a altura, que permitiam a qualquer um ter um GPS no bolso. Comparativamente ao que existe hoje em dia, as funcionalidades do Google Maps na altura eram simples, mas faziam o prometido.

 

Eventualmente, a API do Google Maps viria a tornar-se pública, permitindo a qualquer um criar as suas próprias aplicações com base na tecnologia da empresa, o que rapidamente foi aproveitado para criar um conjunto de aplicações e sistemas alternativos – todos assentes na plataforma da Google.

 

Em 2007, o Google Maps viria a receber também informações de tráfego em tempo real, embora limitado inicialmente para os EUA. A funcionalidade viria a revelar-se bastante importante para garantir viagens mais rápidas, de tal forma que o sistema começou a ser integrado até mesmo em sistemas de GPS profissionais.

 

Ao longo dos anos, o Google Maps viria a receber ainda mais funcionalidades, chegando ao que se conhece hoje do sistema, que é usado diariamente por milhares de utilizadores para encontrar os locais que se pretende, e realizar viagens rápidas e seguras.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech