A Apple acaba de revelar uma novidade para a sua plataforma de mensagens dedicada, o iMessage, que deve tornar a privacidade dos conteúdos dos utilizadores algo ainda mais em destaque.
A empresa confirmou que o protocolo de comunicação do iMessage encontra-se agora com um sistema de encriptação PQ3, que garante proteção até contra ataques de sistemas quânticos. Esta nova medida pretende ser mais uma aposta da Apple em fornecer um sistema de comunicação seguro, onde os conteúdos dos utilizadores encontram-se com o nível de proteção mais elevado.
A empresa afirma que o sistema do PQ3 é o único no mercado que garante um nível de proteção elevado contra ataques quânticos, e não existe em nenhum a outra plataforma de mensagens atualmente. Isto coloca a plataforma da Apple no topo a nível de segurança de dados.
No entanto, a Apple não terá sido a primeira a fornecer estes níveis de encriptação. A aplicação do Signal já conta com o seu dedicado sistema de encriptação, que também garante a encriptação de mensagens com proteção contra ataques quânticos.
Embora ainda não existam atualmente sistemas quânticos dedicados para contornar estas proteções, tendo em conta a evolução da tecnologia isso será algo que eventualmente pode ocorrer, deixando os restantes sistemas de encriptação em risco.
Muitas plataformas encontram-se a começar a adotar estes sistemas de encriptação, para ficarem preparadas para o futuro.
No caso da Apple, a empresa espera que a encriptação PQ3 venha a ser integrada para todos os utilizadores do iMessage com o iOS 17.4, iPadOS 17.4, macOS 14.4 e watchOS 10.4. O protocolo já se encontra em uso nas versões de teste da empresa para os respetivos sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!