A Microsoft possui uma forte relação com a OpenAI, sendo uma das maiores investidoras da mesma. No entanto, esta não é a única aposta da empresa para o mercado da Inteligência Artificial.
Durante o dia de ontem, a empresa Mistral AI, que se foca no desenvolvimento de tecnologias para a área da IA, revelou uma nova parceria com a Microsoft, juntamente com um novo modelo LLM que pode rivalizar diretamente com o GPT-4 da OpenAI e um assistente de chat baseado nesse mesmo modelo.
No entanto, embora as duas empresas tenham confirmado a parceria para o uso das tecnologias, um ponto fundamental foi deixado de lado. Como parte desta parceria, a Microsoft vai também investir mais de 15 milhões de dólares na empresa Mistral AI, que atualmente possui o estatuto de startup. Este investimento irá traduzir-se em capital para a próxima ronda de investimentos da entidade.
Na sua mais recente ronda de investimentos, a Mistral AI obteve uma avaliação de 2 mil milhões de dólares – a dezembro de 2023. Na altura, a empresa conseguiu juntar novos investimentos de 385 milhões de euros.
Esta revelação de investimento feito na empresa surge depois de a mesma ter revelado o modelo Mistral Large, que pretende competir diretamente com o GPT-4 da OpenAI ou o Claude 2. No entanto, ao contrário dos anteriores modelos LLM da entidade, o Mistral Large não é open source, embora os programadores possam aceder ao mesmo usando a API fornecida para tal.
Como parte da parceria com a Microsoft, a Mistral AI vai também usar a infraestrutura da Azure para as suas atividades, e para fornecer o modelo aos interessados em o usar em futuros projetos.
É importante sublinhar que a Microsoft ainda se encontra com os investimentos ativos na OpenAI, algo que tem levantado algumas questões por parte de diversas entidades reguladoras. Este novo investimento na Mistral AI pode levantar ainda mais questões sobre o controlo da empresa no mercado da IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!