Embora a Microsoft seja uma das principais investidoras da OpenAI, e fornece a infraestrutura da entidade dentro da plataforma da Azure, parece que a OpenAI encontra-se agora a abrir os braços a outros parceiros no campo.
Foi recentemente confirmado que a OpenAI terá estabelecido um acordo com a empresa CoreWeave, conhecida por gerir soluções de sistemas GPU avançados. Este acordo terá a duração de 5 anos, e um investimento de aproximadamente 11.9 mil milhões de dólares.
De acordo com algumas fontes, o acordo envolve a OpenAI receber 350 milhões de dólares em ações da CoreWeave, que certamente irão permitir à empresa ter um poder de decisão no futuro das ações da mesma.
De notar que a CoreWeave começou o processo de se tornar uma empresa pública a semana passada, mas ainda não se conhecem os detalhes de tal medida e o preço das ações finais. No entanto, o ponto mais interessante dentro deste acordo encontra-se nas entrelinhas.
Uma das maiores investidoras da CoreWeave até ao acordo com a OpenAI era efetivamente a Microsoft, que correspondia a 62% das receitas da entidade. Em 2024, a empresa teve receitas com um crescimento de quase 1.9 mil milhões de dólares. A Nvidia também se encontra na lista de investidores, com 6% de participação na empresa.
A CoreWeave gere uma plataforma de cloud, focada em IA, que conta com mais de 250.000 sistemas com placas gráficas da Nvidia, em 32 datacenters.
O investimento da OpenAI e a colocação da entidade como um cliente direto pode ajudar a retornar a confiança dos investidores. Ao mesmo tempo, pode dar um grande avanço para a OpenAI no futuro, colocando um parceiro direto para manter as atividades da empresa.
No entanto, o investimento certamente não deve deixar a Microsoft contente, tendo em conta que esta era uma das maiores investidoras na CoreWeave. A relação entre a OpenAI e a Microsoft tem vindo a piorar nos últimos tempos, e existem alguns pontos que apontam cada vez mais para poder ocorrer uma separação entre as duas.
Obviamente, a Microsoft ainda continua como uma das maiores investidoras na OpenAI, mas esta medida parece ter sido realizada apenas para deixar a imagem de que a entidade pode conseguir realizar os seus negócios sem a ajuda da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!