1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gato preto

 

O grupo de ransomware BlackCat encontra-se a realizar um alegado “scam”, tendo encerrado as suas atividades, alegando que a infraestrutura dos mesmos foi apreendida, enquanto fica com o dinheiro dos afiliados do grupo.

 

O grupo confirmou ainda que vai vender o código fonte do seu malware, pelo preço de 5 milhões de dólares. A partir de um fórum na dark web, um alegado membro do grupo afirma que o mesmo terá decidido encerrar o projeto, alegando que as autoridades teriam acesso à infraestrutura, mas não foram fornecidos detalhes adicionais.

 

Vários analistas, no entanto, indicam que o grupo não terá sido alvo de uma rusga das autoridades, mas sim decidiram aproveitar o momento para enganar os afiliados, ficando com o dinheiro dos ataques realizados recentemente.

 

O investigador Fabian Wosar afirma que o grupo apenas se encontra a apresentar uma falsa mensagem, que estaria alojada em outro site do grupo no passado. As autoridades também terão indicado que não possuem qualquer informação sobre a apreensão dos sistemas do grupo, e não se encontra ativo nenhum processo de apreensão dos sistemas pelas mesmas.

 

Embora ainda não existe uma confirmação oficial de que se trata de um “scam”, alguns afiliados afirmam que o grupo terá encerrado as suas operações depois de ter obtido um pagamento de 22 milhões de dólares, alegadamente do ataque de ransomware realizado à Change Healtcare.

 

Esta fonte terá ainda indicado que o grupo obteve cerca de 350 Bitcoins associados a este pagamento, o que totaliza os 23 milhões de dólares, tendo posteriormente repartido esse valor em várias carteiras para começar a realizar a “lavagem” do dinheiro virtual.

 

A fonte indica que o grupo terá encenado a apreensão dos sistemas pelas autoridades, para dar mais credibilidade ao esquema, enquanto fica com o dinheiro dos afiliados que usaram o seu ransomware. Ao mesmo tempo, este encontra-se a tentar obter ainda mais fundos com a venda do código fonte do seu ransomware por 5 milhões de dólares.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech