Recentemente o site do grupo de ransomware ALPHV ficou inacessível na sua plataforma tradicional da rede Tor. Apesar de falhas temporárias serem regulares, neste caso o site já se encontra inacessível faz quase dois dias.
O site ficou subitamente inacessível durante o dia de ontem, sendo que a situação manteve-se por mais tempo do que seria habitual. De acordo com o portal BleepingComputer, além do site encontrar-se inacessível, os membros do grupo parecem também ter suspendido todas as negociações com as atuais vítimas, além de que outros sites usados pelos mesmos para as suas atividades também se encontram inacessíveis.
Tendo em conta o período prolongado de inacessibilidade, algumas fontes agora começam a indicar que o grupo pode ter sido alvo das autoridades, e que estas encontram-se agora sobre o controlo dos servidores onde o site se encontrava.
Até ao momento, todas as informações sobre a possível apreensão dos servidores partem apenas de rumores, sendo que nenhuma agência de segurança confirmou tal ação. No entanto, esta inacessibilidade prolongada é similar ao que aconteceu no passado quando outros grupos de ransomware foram igualmente dissolvidos pelas autoridades.
Enquanto isso, as atividades do grupo ALPHV/BlackCat aparentam ter começado a surgir sobre outro grupo, com o nome de “DarkSide”. Este grupo ganhou destaque em meados de 2020 e 2021, sobretudo depois do ataque à Colonial Pipeline, mas devido à pressão das autoridades, viria a manter-se em silêncio desde então.
Recentemente o grupo voltou a registar algumas atividades, o que pode confirmar que estará a preparar-se para surgir novamente, desta vez como “sucessor” do ALPHV.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!