1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Blackmatter ransomware

 

O grupo responsável pelo ransomware “BlackMatter” anunciou que se encontra a encerrar as atividades, devido a pressão por parte das autoridades.

 

O grupo é responsável pelo que é conhecido como ransomware-as-a-service (RaaS), onde os ataques são uma espécie de afiliação, com os gestores do mesmo a receberem uma parte de cada ataque bem sucedido por outros indivíduos.

De acordo com o grupo de investigação “VX-Underground”, as pessoas responsáveis pelo Blackmatter atualizaram recentemente o seu website na dark web, a indicar que as atividades do mesmo iriam ser terminadas e que todo o processamento de pagamentos por afiliados seria terminado em 48 horas.

 

Na mensagem deixada no site, o grupo afirma que esta decisão terá sido motivada pelas recentes pressões por parte das autoridades, que terão também afastado uma grande parte da equipa responsável por manter e desenvolver o ransomware.

 

mensagem do grupo em russo

 

Não se conhece se algum dos membros deste grupo terá sido detido pelas autoridades, tendo em conta que recentemente também foi revelado que cerca de 12 indivíduos foram detidos por terem sido responsáveis por mais de 1800 ataques de ransomware.

 

De notar que, mesmo que o grupo encerre as suas atividades, ainda é possível que quem tenha adquirido o ransomware possa continuar a realizar ataques com o mesmo - apenas não irá ter novas versões no futuro nem suporte direto da equipa que o desenvolveu.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech