A Google encontra-se a realizar grandes mudanças na forma como a pesquisa da internet vai funcionar. Durante anos, a Google foi o marco nas pesquisas pela web, mas durante o evento Google I/O deste ano, ficou claro que a IA vai tornar-se um ponto central desse meio.
No exemplo das “AI Overviews”, onde os resultados serão resumidos a uma resposta rápida para o que os utilizadores procuram, ou até na forma como a IA vai organizar os resultados que surgem nas pesquisas para dar mais relevância aos conteúdos que esta considere serem importantes.
No entanto, embora as funcionalidades de IA estejam a ser integradas para ajudar nas pesquisas, a empresa parece estar ciente que nem todos gostam do novo formato. E a pensar nesses, a empresa vai agora disponibilizar um novo filtro de pesquisa “Web”, que basicamente permite apresentar os resultados de pesquisa no formato tradicional que se conhece – com links.
Na conta Google Search Liaison da X, a empresa confirmou que este novo filtro vai permitir apresentar os resultados de pesquisa dos utilizadores, sem funcionalidades de IA ativas na mesma. Este novo filtro funciona tal como os restantes de “Imagens” e “Vídeos”, que já existem atualmente.
No final, será uma forma dos utilizadores terem ainda acesso ao sistema de pesquisa tradicional, sem terem de usar as funcionalidades de IA da empresa – embora o destaque venha a ser dado para as novas tecnologias de pesquisa com a ajuda de IA.
Espera-se que este novo filtro comece a ficar disponível para todos os utilizadores durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!