Sem grandes surpresas, a Google encontra-se a adicionar ainda mais funcionalidades focadas em IA para a sua pesquisa. Durante o evento Google I/O, a empresa revelou que vai começar a fornecer ainda mais funcionalidades de IA dentro do Search Generative Experience (SGE).
Desde o final do ano passado que a Google se encontra a testar o SGE no seu motor de pesquisa, mas a empresa vai agora começar a disponibilizar para “milhões de utilizadores” o acesso a ainda mais ferramentas de pesquisa baseadas em IA. Começando pelos EUA, a empresa espera começar a fornecer estas novas experiências para ainda mais utilizadores, e deve chegar aos utilizadores a nível global até ao final do ano.
Durante o evento, a Google afirma que a IA pode ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente as informações que já pesquisam no seu motor de pesquisa. As funcionalidades presentes no SGE permitem exatamente isso, e otimizam ainda mais as pesquisas.
Existem algumas críticas em como a IA pode acabar por prejudicar a forma como a internet e os websites surgem nos resultados, algo que a Google parece ter referenciado também no evento.
Segundo a Google, as funcionalidades de IA no motor de pesquisa apenas ficarão disponíveis quando tal seja necessário. Se os resultados da pesquisa forem suficientes para responder às questões que os utilizadores procuram, as funcionalidades de IA não são usadas.
No entanto, a Google pretende que o Gemini possa ser usado para interligar ainda mais os serviços que os utilizadores já usam da empresa. Por exemplo, a empresa referiu que pretende usar o Gemini na pesquisa da Google para ajudar os utilizadores a realizarem as suas atividades mais rapidamente, e para aumentarem a sua produtividade.
Ao mesmo tempo, a empresa espera ainda usar a IA do Gemini para organizar melhor os resultados que surgem nas pesquisas, adaptando as mesmas ao que os utilizadores realmente procuram.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!