Embora o ChatGPT seja uma das plataformas mais conhecidas no mercado, sem dúvida não é a única onde os modelos de IA são usados. E uma que tem vindo a ganhar alguma vantagem é a Claude da empresa Anthropic.
Recentemente a Anthropic revelou a nova versão do Claude 3.5 Sonnet, que conta com algumas capacidades adicionais para o modelo. E os testes agora começam a confirmar que pode também ser um dos modelos mais avançados atualmente existentes, superando mesmo os da OpenAI.
O Sonnet é o primeiro modelo lançado dentro da família do Claude 3.5, e a empresa garante que pretende ser adaptado para várias utilizações diferentes. Até ao final do ano, espera-se que venham a ser revelados também o Claude 3.5 Haiku e o Claude 3.5 Opus.
Apesar disso, a Anthropic garante que o Sonnet já consegue ultrapassar o desempenho de modelos como o GPT-4o da OpenAI em alguns testes de benchmark. Os testes indicam que as capacidades do Sonnet encontra-se acima das que são possíveis de obter com o GPT-4o, Gemini ou qualquer outro modelo atualmente usado em larga escala.
A empresa garante ainda que o Claude 3.5 Sonnet é melhor a interpretar conteúdos visuais que as gerações anteriores do modelo, tornando-o ainda melhor na interpretação de informações.
O Claude 3.5 Sonnet encontra-se disponível para teste gratuito no site da empresa, bem como dentro da aplicação para iOS. Espera-se que fique também disponível via a API para uso em diferentes situações externas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!