1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Android com malware

 

Depois de quase um ano sem grandes atividades, o malware para Android conhecido como “Medusa” encontra-se novamente a surgir em alta. Os dados mais recentes apontam que o malware focado para Android começou novamente a ganhar destaque em vários países, e tem expandido as suas operações.

 

Segundo os investigadores, o malware encontra-se a ser disponibilizado como uma nova variante, que requer menos permissões do sistema e pode ser ainda mais evasiva para software de segurança.

 

Os primeiros registos do malware Medusa surgiram em 2020, sendo que o mesmo era distribuído com foco em roubar dados bancários e credenciais de acesso a bancos. O malware tinha a capacidade de controlar dispositivos Android remotamente, ler mensagens SMS e aceder a conteúdos dos mesmos.

 

O malware perdeu alguma força nos últimos meses, mas voltou a surgir com alguma atividade em Julho de 2023, onde se começaram a registar novas variantes do mesmo. No entanto, foi apenas este ano que o malware voltou a atacar em força, focando-se em vários países da União Europeia.

 

Este é normalmente distribuído sobre campanhas de mensagens SMS de phishing, onde as potenciais vítimas são levadas a descarregar aplicações de fontes externas, sobre os mais variados pretextos. Existem algumas que indicam ser atualizações do Google Chrome, outras que prometem analisar as redes 5G e até aplicações falsas de streaming de conteúdos.

 

As permissões desta nova variante são menores, para levantar menos suspeitas, mas ainda assim contam com acesso aos serviços de acessibilidade do sistema, o que pode permitir um vasto controlo de ações do Android e das suas funcionalidades, bem como pode ser usado para a recolha de dados.

 

Existem ainda novos comandos, como um que coloca uma imagem preta no ecrã, parecendo que o dispositivo está desligado ou bloqueado, quando na realidade encontram-se a ser feitas ações em segundo plano.

 

Como sempre, deve-se ter cuidado de onde são descarregadas aplicações para qualquer sistema, e no caso do Android, de onde se instala ficheiros APK fora da Play Store da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech