A OpenAI encontra-se a preparar mudanças na forma como o ChatGPT vai ficar disponível para utilizadores na China. A plataforma mais conhecida de IA confirmou que vai começar a bloquear o acesso de utilizadores na China.
Embora a plataforma não estivesse oficialmente disponível na região, o acesso dos programadores via a API ainda era possível de ser feita. No entanto, segundo revela o portal Reuters, a OpenAI terá começado a notificar os programadores na China que vai começar a bloquear os acessos na região a partir de 9 de Julho.
Na mensagem, a OpenAI indica que vai começar a tomar medidas na sua API para impedir as ligações feitas da China, tendo em conta que a região não se encontra na lista de países onde a plataforma se encontra disponível.
Esta medida pode afetar consideravelmente a forma como algumas aplicações funcionam, e que se encontram baseadas na API da OpenAI. A partir da data anterior, estas deixarão de ter acesso às capacidades do ChatGPT.
De momento ainda se desconhece o motivo pelo qual a OpenAI decidiu começar a implementar esta medida. No entanto, a China possui leis bastante restritas a nível do uso de IA generativa, e também na forma como existe controlo sobre as mesmas e a informação que os utilizadores podem aceder.
É provável que a OpenAI tenha começado a limitar o acesos para impedir que possa entrar em problemas com o governo e autoridades locais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!