A venda de viaturas da Tesla na União Europeia pode vir a ficar mais cara, com uma nova taxa que se encontra atualmente em análise para ser aplicada a todos os modelos que venham da China.
Bruxelas terá recentemente lançado a proposta de aplicar uma taxa de 9% para os automóveis da Tesla que venham a ser importados da China. A Comissão Europeia pretende aplicar a taxa como forma de compensar os gastos sobre importação de veículos elétricos da china, e como parte de uma investigação anti-subsídio da entidade.
Esta medida ainda pode ser contestada pela Tesla e pela China, sendo que apenas depois de validação será aprovada. Para além da taxa, a CE pretende ainda aplicar alguns ajustes a outras taxas de importação de veículos elétricos da China, nomeadamente das taxas de direitos. Alguns exportadores chineses e certas joint ventures com produtores da UE podem ainda beneficiar de taxas mais baixas.
Esta medida pode vir a agravar os custos de importação dos veículos elétricos da Tesla para a União Europeia, o que, eventualmente, pode levar a custos mais elevados para os consumidores. No entanto, a proposta ainda se encontra em análise, não estando ainda em fase efetiva de aplicação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!