1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

logo da google sobre lupa

A Google encontra-se novamente a sentir a pressão das autoridades, sendo que a Competition and Markets Authority (CMA), autoridade de concorrência do Reino Unido, acaba de confirmar que a Google está novamente sobre acusações de práticas anticompetitivas dentro do mercado Europeu.

Em comunicado, a entidade afirma que a Google terá abusado da sua posição dominante sobre o mercado da publicidade web. A acusação indica que a Google terá favorecido a sua própria plataforma de publicidade, o Google Ads, em deterioramento dos principais rivais do mercado, onde também se encontram nomes como a Amazon e Meta.

Caso a acusação seja confirmada, a Google pode ficar sujeita a uma coima que atinge os 10% das suas receitas globais anuais. Em 2023, a empresa registou mais de 328 mil milhões de dólares em receitas, o que, caso a queixa seja confirmada, pode ser de valor considerável.

O sistema da Google analisa as atividades dos utilizadores durante a navegação pela internet, de forma a apresentar espaços publicitários relevantes para os mesmos. Esses espaços são vendidos aos anunciantes interessados na compra, de forma a apresentar a publicidade.

A CMA considera que a Google, tendo controlo dessa cadeia de vendas, terá dado prioridade à sua própria plataforma e para apresentação de conteúdos próprios.

A acusação aponta que a Google terá manipulado as vendas dos espaços publicitários, de forma a dar um valor mais elevado para si mesma quando eram enviados para leilão no Ad Exchange (AdX), o sistema de publicidade do Google Ads.

A CMA acusa a Google que estas práticas terão prejudicado os rivais no mercado, e terão dado vantagens injustas para a plataforma da empresa e os seus serviços.

Em resposta das acusações, a Google afirma que tem estado a trabalhar constantemente para fornecer uma plataforma de publicidade justa para todos os seus anunciantes, e que as tecnologias usadas permitem realizar exatamente isso num mercado bastante competitivo como é a publicidade na internet.

De notar que este não é o único caso contra a Google sobre abuso da sua posição no mercado para favorecimento das suas próprias plataformas, e encontra-se atualmente várias investigações ativas contra a empresa nesse sentido.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech