Desde que a Apple começou a integrar algumas medidas mais drásticas de privacidade na App Store, o Facebook tem sido uma das empresas que se demonstra descontente com as mesmas – considerando que as práticas da Apple vão levar a um mais difícil e apertado período para o mercado de publicidade online, o que não se estranha tendo em conta que o Facebook obtém as suas receitas, na maioria, da publicidade.
No entanto, o caso entre as duas empresas pode agora entrar num novo patamar, com os rumores de que o Facebook pode estar a preparar-se para levar a Apple a tribunal, alegando práticas desleais da empresa.
De acordo com o portal The Information, o Facebook encontra-se a preparar a sua defesa para um caso contra a Apple, alegando que a criadora do iPhone abusa da sua posição no mercado dos smartphones e da App Store para criar regras para os programadores que a mesma não segue com as suas próprias aplicações.
Um dos motivos que terá levado o Facebook a ponderar avançar para os tribunais encontra-se nas recentes alterações feitas pela Apple no iOS, que tornam consideravelmente mais complicado – ou até mesmo impossível – a aplicações e empresas recolherem informações dos utilizadores entre apps diferentes.
Outro ponto de discórdia encontra-se a nível dos sistemas de pagamento da App Store, onde a Apple obriga a que os programadores tenham de usar o sistema de pagamentos da Apple – a qual fica com uma parte das receitas de todos os pagamentos efetuados. As regras da App Store afirmam ainda que os programadores são forçados a aceitar estas regras, sem poderem fornecer outros meios de pagamento, e em alguns casos nem sequer referir a existência dos mesmos.
É importante notar que, apesar de o Facebook estar a analisar a possibilidade de avançar com o caso para tribunal, isso não quer dizer que a rede social o venha realmente a fazer. De momento a empresa parece estar apenas a recolher as suas bases legais e a tirar algumas ideias internamente, mas sem qualquer previsão que tal possa vir a ser realizado.
O Facebook encontra-se também a analisar a possibilidade de lançar o caso não de forma individual, mas a contar com o apoio de outras empresas para o efeito – sendo que um dos casos que mais furor fez nos últimos meses foi o da Epic Games, que desafiou diretamente a Apple com o seu título Fortnite.
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