Em tempos, os rumores indicavam que a Apple poderia vir a investir consideravelmente na OpenAI, de forma a também usar as suas tecnologias para adotar na Apple Intelligence, o sistema de IA da empresa.
No entanto, se tivermos em conta os rumores mais recentes, parece que isso não vai agora realizar-se. De acordo com o The Wall Street Journal, a mesma fonte que inicialmente revelou que a Apple estaria interessada no investimento, agora a posição da empresa parece ter-se alterado.
A indicação será que a Apple não fará parte da ronda inicial de investimentos da OpenAI, quando a empresa passar de uma entidade sem fins lucrativos para uma empresa com fins comerciais. De notar que tanto a OpenAI como a Apple não confirmaram nenhum dos rumores sobre os investimentos, e portanto, não existe também confirmação sobre esta indicação agora conhecida.
A Apple e a OpenAI começaram a trabalhar em conjunto desde o inicio do ano, quando a Apple começou a explorar a possibilidade de integrar novas funcionalidades focadas em IA no seu sistema, e onde a OpenAI iria fornecer as capacidades técnicas e os modelos LLM para tal.
Isto foi mais tarde confirmado com a integração do ChatGPT na Siri do iOS.
O acordo entre as duas partes não envolveu um acordo tradicional de pagamento por licenciamento, mas sim por um possível acordo especial de receitas entre as duas partes, que é atualmente desconhecido.
Isto não quer dizer que a Apple não possa, eventualmente no futuro, investir na OpenAI, mas parece que isso não vai ser realizado tão cedo como os rumores inicialmente apontavam.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!