A Google, depois de se focar em integrar mais IA para junto dos consumidores, vai agora começar a procurar também novas formas de monetizar os conteúdos neste formato. A plataforma de pesquisa confirmou que, para os resumos criados por IA na pesquisa, vai agora começar a apresentar pequenas campanhas de publicidade.
Em certas pesquisas, a Google começou recentemente a usar o Gemini para apresentar respostas rápidas para os utilizadores, integrando assim a IA na pesquisa da empresa. No entanto, agora a mesma encontra-se também a testar uma nova forma de monetizar estes conteúdos, através da inclusão de publicidade.
Em certos casos, no final dos conteúdos criados por IA, a Google vai incluir uma pequena secção para apresentar conteúdos relacionados com o termo, que surgem como “Publicidade”. Estes conteúdos devem surgir com a tag de tal, de forma similar ao que já acontece nas pesquisas regulares do Google.
A secção pode apresentar conteúdos como produtos para venda e outros links que estejam relacionados com o tema geral que o utilizador tenha pesquisado. Por exemplo, caso se pesquisa informações de como remover nódoas da roupa, a publicidade pode apresentar diversos detergentes associados.
Nem todas as pesquisas vão criar esta publicidade. Para já apenas um determinado número de conteúdos criados por IA na pesquisa da Google vão apresentar os mesmos, mas espera-se que seja uma nova forma da Google monetizar assim os conteúdos criados pela IA neste formato.
Ao mesmo tempo, a novidade surge também numa altura em que a Google encontra-se a adicionar cada vez mais funcionalidades voltadas para IA nos seus serviços, permitindo também aos utilizadores terem acesso a novas formas de usar os mesmos e de realizarem pesquisas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!