Recentemente a Google lançou para o seu motor de pesquisa novidades focadas em IA. Os Resumos por IA foi uma funcionalidade que a empresa revelou, focada em resumir os resultados com a ajudar da IA do Gemini.
A ideia será os utilizadores terem uma forma simples e rápida de obterem respostas para as suas questões, onde invés de terem de aceder aos conteúdos dos resultados de pesquisa, a IA resume os mesmos e apresenta rapidamente a informação pretendida.
Para já, a funcionalidade encontra-se disponível apenas nos EUA. Mas a empresa já se encontra a preparar algumas novidades para este serviço, entre as quais encontra-se novas formas de rendimento para a mesma.
De acordo com a mensagem publicada no blog da empresa, brevemente será iniciada a experiência “Search and Shopping”, que vai integrar publicidade nos resumos criados por IA do motor de pesquisa. Os conteúdos que sejam apresentados neste formato irão ter a tag “Sponsored”, indicando que se trata de conteúdo patrocinado.
Esta publicidade irá surgir apenas para conteúdos que sejam relevantes para os utilizadores, e que surjam nas pesquisas que estes realizem usando a funcionalidade. Um dos exemplos encontra-se na pesquisa de produtos específicos que sejam relevantes para os utilizadores.
A ideia da empresa será começar a permitir que os anunciantes também possam usar este novo sistema para anunciarem os seus produtos, aumentando no final o rendimento para a Google.
A empresa afirma que aplicar a publicidade neste sistema vai ajudar a mesma a longo prazo, e surge apenas depois de um longo período de testes, onde a empresa recolheu o feedback da comunidade. No entanto, no final, a ideia será ter uma nova forma de rendimento para a Google, aproveitando as novas funcionalidades disponíveis no motor de pesquisa.
Embora tenham sido reveladas durante o evento I/O deste ano, a funcionalidade de resumos por IA apenas se encontra disponível para utilizadores nos EUA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!