O ChatGPT possui certamente as suas variantes pagas, que são a principal fonte de receita atualmente para a entidade. Apesar disso, o mesmo ainda fornece a sua versão gratuita, que qualquer um pode usar livremente – com algumas limitações.
No entanto, como forma de aumentar as receitas futuras, a OpenAI pode vir a começar a testar a integração de publicidade diretamente no ChatGPT. Embora os planos ainda sejam apenas uma ideia, a possibilidade foi recentemente confirmada por Sarah Friar, CFO da OpenAI.
Segundo a executiva, a OpenAI encontra-se a analisar a possibilidade de vir a incluir publicidade dentro do ChatGPT, de forma a aumentar as receitas da plataforma com quem usa o sistema gratuitamente. Esta publicidade, muito possivelmente, será focada apenas para quem usa a versão gratuita do ChatGPT.
Em entrevista ao Financial Times, Friar afirma que ainda não existe nenhum plano concreto para aplicar a publicidade. No entanto, essa ideia encontra-se em cima da mesa, e pode realmente avançar no futuro como uma forma de rendimento adicional para a entidade.
A executiva apontou ainda que a ideia poderia ser trabalhada por Kevin Weil, atual CPO da OpenAI, e que antes trabalhou nas divisões de publicidade do Instagram. O mesmo terá conhecimentos para aplicar essa publicidade, caso eventualmente venha a ser necessário.
A OpenIA também contratou recentemente Shivakumar Venkataraman, que anteriormente trabalhava na divisão de publicidade da Google. As mudanças internas da empresa apontam que a publicidade dentro do ChatGPT é realmente uma possibilidade futura, mas para já nada concreto parece estar a avançar.
A OpenAI atualmente apenas financia as suas atividades via as subscrições pagas do ChatGPT, e pela sua API, permitindo aos programadores integrarem a IA nas suas criações. No entanto, muitos dos utilizadores do ChatGPT usam a plataforma com a versão gratuita, sem pagarem pelos planos extra – o que pode ser um problema a longo prazo para a entidade, tendo em conta os custos igualmente avultados do desenvolvimento e manutenção dos sistemas de IA.
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